terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Uma vida a dois planejada e com objetivos é mais feliz

Como de costume um trecho do livro do Cerbasi:

"A falta de dinheiro enterra sonhos.

O grande charme do dinheiro está no fato de ele raramente se mostrar claramente como o vilão da história. Se falta dinheiro para um jantar romântico, o problema percebido é a falta de romantismo; se falta dinheiro para renovar o guarda-roupa, o problema percebido é o desleixo; se falta dinheiro para levar as crianças ao parque, o problema percebido é a falta de carinho. Todos culpados disfarçados de um erro comum: falta de habilidade em lidar com o dinheiro ou de torná-lo suficiente."

Olha, não é difícil ter um orçamento. Comece pelo básico: monte uma coluna com tudo que você gasta. Ex: alimentação, curso, telefone, cinema, comer fora, luz, gás, condomínio, cartão de crédito, aluguel  etc. na outra coloque quanto você gasta nas contas fixas e quanto você pode gastar nas variareis(ex: comer fora, cinema,etc.). Feito isto, se o seu salário for maior que a soma das despesas; você está no caminho certo. 
O próximo passo é: quanto você pode economizar. 


O porquê! você escolhe. 


Pode ser para uma viagem, pode ser para um curso ou para a aposentadoria. Mas, o mais importante é que vocês dois queiram e pra isso tome o seguinte como norma:

1º- converse bastante sobre o(s) objetivo(os) desta economia.

2º- estipule uma data para cumpri-lo. Isto irá fazer você se empenhar.

3º- não faça disto uma coisa ruim, lembre-se que a conversa sobre os objetivos deve ser franca, você não vai conseguir economizar com felicidade para comprar um carro, se sua esposa não o quiser. Amigo deixe pra uma outra hora.

Bem, se você rever aquela lista dos gastos, verá que tem bastante coisas que podem ser diminuídas e ainda assim vocês se divertirem. Por exemplo: não sair todo fim de semana para o cinema e ficar em casa dois destes vendo um filminho juntos. 


As ideias são inúmeras basta começar. boa sorte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário